quarta-feira, 10 de março de 2010

09 DE MARÇO DE 2010 - ÁREA 21


Os Técnicos em Educação da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória em reunião com a equipe de fomadores CEFAPRO (Rose Márcia, Marli, Sueleide, Ketheley e José Paulo), expuseram as dificuldades com relação ao trabalho de educar nos diferentes espaços escolares. Os Técnicos em Meio Ambiente e Manutenção da Infraestrura relataram que a escola precisa de um trabalho coletivo de conscientização sobre questões de organização e conservação do espaço escolar. Os Técnicos em Nutrição Escolar citaram como problema a adaptação do cardápio escolar para atender as diferentes clientelas do matutino, vespertino e noturno, para isso precisam conhecer as necessidades nutricionais de cada fase do desenvolvimento. Os Técnicos em Multimeios Didáticos tem encontrado como dificuldade a falta de conhecimento básico de informática de alguns profissionais, que pode ser trabalhado no laboratório de informática e a pouca procura de livros na biblioteca por parte dos alunos do ensino fundamental, sendo necessário o envolvimento em projetos incentivo a leitura. Os Técnicos em Gestão Escolar expuseram como dificuldades principais a falta de esclarecimento sobre as atribuições de cada cargo, divulgação e conhecimento do Regimento Escolar e Estudo sobre a escola organizada por Ciclos de Formação Humana com todos os profissionais da escola (professores e funcionários).

Na oportunidade foi reafirmada a importância da participação desses educadores no projeto Sala de Professor e de um trabalho conjunto entre todos os educadores da escola, professores e técnicos em educacão, para melhorar o atendimento ao aluno.

A escola só pode ser entendida como espaço de vivência democrática se todos respeitam as especificidades de cada função educativa e entedem a formação continuada como um direito e dever de todos os profissionais da educação.

Fica como mensagem para todas as escolas que incluir é respeitar esse direito, já garantido em Lei pela alteração do Artigo 61 da LDB, de que todos os que atuam na escola são educadores, e para tanto não há motivos que justifiquem dentro de uma mesma escola ter essa separação entre professores e funcionários.

Os colegas educadores da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória já entederam a importância desse trabalho coletivo para a melhoria da escola, através do projeto Sala de Professor. E é esse o caminho....











Nenhum comentário:

Postar um comentário