terça-feira, 25 de maio de 2010

03 e 04 de maio - Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana


Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana
, tema do Sala do Professor em 3 encontros consecutivos (03, 04, 17, 18 de maio e 07 e 08 de junho) com a duração de 4 horas em cada um deles com a participação dos profissionais da Educação Básica da escola e professores do Cefapro Ketheley e Marli. O encontro acontece quinzenalmente, em turnos opostos, nas segundas-feiras das 13h às 17h e nas terças-feiras das 7h às 11h, para atender todos os profissionais da escola.

O objetivo da formação é oportunizar a reflexão-ação-reflexão sobre a prática educativa na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana. Serão abordados o currículo, metodologia e avaliação. Utilizaremos como metodologia de trabalho, proposição de reflexões, seguida de fundamentações teóricas, dinâmicas e vídeos. Para citar alguns autores como Arroyo (1999), Becker (2004), Franco (2005) e Perrenoud (2002). Como resultado faremos Relatório reflexivo descritivo do encontro Sala do Professor.


03 e 04 de maio – Sala do Professor

Apresentamos a pauta do encontro e compartilhamos uma mensagem Macacos em grupo. Na sequência organizamos grupo de trabalho baseado numa experiencia de PNL, cada participante fez um breve relato para o grupo o motivo por estar participando do Sala de Professor e de sua história de vida pessoal ou profissional. As pessoas recebiam cartões de cores diferentes (cartões rosa = os visuais; cartões verdes = os auditivos e cartões azuis = os sinestésicos), observamos palavras e frases relacionadas a sentimentos, sons relativos a visão e para confirmar distribuimos uma metáfora, uma fábula contada por Esopo, narrada de três formas diferentes. Ela vem descrita como uma experiência auditiva na primeira formulação, visual na segunda e sinestésica na terceira. Conforme a pessoa tenha preferido uma delas, possivelmente ela tenha tendência para organizar pensamentos e sentimentos – seu mundo interno, de forma visual, auditiva ou sinestésica. Os textos podem ser visualizados no site http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/1886215. As pessoas que tinham cartões da mesma cor deveriam se juntar, conversar e escrever durante cinco minutos sobre pontos fortes e fracos em relação a formação profissional, capacitações, limitações, relação com os colegas e relacionamento com os alunos. Depois, tinham que trocar de grupo e conversar com alguem que tivesse um cartão de cor diferente para perceberem diferenças e semelhanças no relacionamento do primeiro com o segundo grupo.

Na sequência, com o uso do data show e computador, registramos Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias sobre Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana. Todos participaram ativamente questionando principalmente sobre Avaliação e Metodologia.


As Certezas Provisórias:
1) Relatório é semestral, por área (terceira fase);
2) Toda a comunidade escolar tem que conhecer o Regimento, suas funções;
3) Conceitos (PS/PPAP);
4) Avaliação contínua;
5) Avaliar o aluno de acordo com as fases de desenvolvimento humano (Ciclo);
6) Alguns professores avaliam na perspectiva do ciclo e outros não;
7) Avaliar não é punir o aluno, mas sim para colaborar com a aprendizagem;
8) Conselho de classe (Avaliar aprendizagem e não indisciplina);
9) Os conceitos deixam dúvidas para os pais, sendo que os mesmos não compreendem a relatório proposto;
10) Boletim feito pela escola;
11) Relatório que descreve a situação que o aluno se encontra;
12) Importância do erro para aprendizagem

As Dúvidas Temporárias:
1) Como registrar as Faltas no Ciclo?
2) Pode haver retenção no final de Ciclo? A escola tem autonomia para reter um aluno? Quantos alunos? Existe uma porcentagem?
3) O que fazer com os alunos que tem 7 ou 8 anos e nunca freqüentaram escola? Onde esse aluno será matriculado? O que fazer?
4) E os alunos que se matriculam, freqüentam um mês e desistem, o que fazer quando retornam no ano seguinte?
5) Como reclassificar o aluno (idade/fase) e a aprendizagem?
6) Vantagens e desvantagens da Série e do Ciclo?
7) O que fazer com aquele aluno que abandonou a escola? Colocar conceito? Deixar em branco?
8) Por que somente dois conceitos para avaliar:PS e PPAP? O que significam?
Tem como acrescentar “conceitos”? É possível incluir mais um conceito para o aluno que não precisa de apoio pedagógico?
9) Disciplina/Indisciplina: Sobre valor moral e limite. Vamos conseguir mudar isso?
10) Deve haver premiação para turma?
11) Como fazer um relatório? Oficina? O que pode ou não descrever no relatório. Relatório é semestral ou anual? O relatório é por área ou disciplina?
12) Como saber o que aluno aprendeu? Como avaliar a aprendizagem

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